🏋️♂️ Exercícios não mudam apenas o seu corpo
🧎♀️ Vida saudável requer tranquilidade da mente.
🧼 Dicas de limpeza semanal da casa.
COMO O CÉREBRO APRENDE?
10% LENDO
20% OUVINDO
30% OBSERVANDO
50% VENDO E OUVINDO
70% DISCUTINDO COM OS OUTROS
80% FAZENDO
95% ENSINANDO OS OUTROS
Pirâmide de aprendizagem, ou pirâmide de William Glasser
Também chamada de pirâmide de aprendizagem de William Glasser, é um conceito criado pelo psiquiatra americano que dá nome à teoria, na qual afirma que o professor, em uma relação de ensino, é um guia e não chefe para os seus alunos.
Segundo William Glasser e sua teoria da pirâmide de aprendizagem, em um ambiente de ensino não deve ser focada apenas a capacidade de memorização, porque depois da aula os conceitos muitas vezes passam despercebidos.
Glasser acredita que, para que o aprendizado seja efetivo, os alunos devem participar, fazendo e praticando, para só então conseguir desenvolver o que lhe foi entregue.
Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser
De acordo com a pirâmide, o processo de aprendizagem do ser humano ocorre da seguinte forma:
10% quando lê;
20% quando escuta;
30% quando vê;
50% quando vê e escuta;
70% quando debate com outras pessoas;
80% quando pratica/faz;
95% quando ensinamos aos outros, resumindo ou estruturando o conhecimento.
Dentre os diferentes estilos de aprendizagem, são considerados aprendizados passivos: ler, escutar, ver e ver + escutar. E são tidos como aprendizados ativos: debater, praticar e ensinar aos outros.
0 Comentários